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Carreira Coach: O que é e como ser um coach profissional

Carreira Coach: O que é e como ser um coach profissional

Conheça o passo a passo para atuar em uma das áreas mais requisitadas pelo mercado.

Escrito por Gustavo Rocha

Em 03/06/2022 10:17

Você domina uma área específica? Sabe cozinhar bem? Conhece muito sobre dieta e emagrecimento? É fascinado por carros e mecânica? É craque em finanças pessoais e mercado financeiro? É músico profissional de longa data? Estuda psicologia e relacionamentos humanos e gosta de aconselhar amigos com problemas afetivos? Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas, saiba que você pode se tornar um coach de sucesso.

Essa é uma das profissões mais requisitadas pelo mercado atualmente. Aliás, é também uma das mais bem pagas. Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, profissionais iniciantes conseguem ganhar entre R$ 200 e R$ 300 por sessão. De acordo com a Internacional Coach Federation (IFC), a área cresceu mais de 300% em nosso país nos últimos quatro anos, movimentando algo próximo a R$ 50 milhões.

O coaching ganhou ainda mais força por conta da exposição permitida pelas redes sociais. Se sua praia é artes marciais, por exemplo, você pode criar um canal no Youtube e/ou perfil no Instagram e alimentá-lo com conteúdo, ainda mais se for relativo à mentalidade, valores e insights próprios desse nicho.

Dólar Turismo preparou um artigo para te ensinar o passo a passo de como se tornar um coach de sucesso. Dê uma olhada e conheça o caminho para atuar nessa que é uma das profissões que mais crescem. Confira!

Conteúdo sobre Coach

  • Por que se tornar um coach?
  • O que é coach?
  • Quem pode trabalhar como coach?
  • Quais são as habilidades de um coach?
  • Por onde começar?
  • Onde encontrar cursos de coaching?
  • Qual é o melhor curso de coaching?
  • O que você irá aprender em um curso de coaching?
  • Preciso criar um perfil nas redes sociais?

Por que se tornar um coach?

Sim, você leu certo, e não, Dólar Turismo não errou a ordem dos subtemas desse artigo. É sério. Antes de ingressar nessa área, você precisa saber por quê quer se tornar um coach. Seu propósito precisa estar bem claro e sobretudo firme. Afinal, trata-se de uma jornada profissional que, como qualquer outra, exige empenho, dedicação, pesquisa e até um investimento inicial. Certo, mas também vai até muito além disso: trata-se de uma profissão que vai te permitir afetar diretamente a vida de muitas pessoas.

É isso que você deve ter sempre em mente. Independentemente de seu nicho de atuação, você muito provavelmente vai lidar com indivíduos de diversos tipos, gêneros, classes sociais, rendas, orientações ideológicas, religiões, etc. Você precisa gostar de ouvir. Precisa conseguir travar genuínos laços de empatia.

Convenhamos: quem recorre a um coach está em uma situação minimamente aflitiva, quando não desesperadora. Essa pessoa precisa de uma mentoria, claro, mas sobretudo de uma figura amiga e acolhedora, um porto seguro em que suas inquietações, angústias, dúvidas e dramas serão não só analisados a fundo como também superados.

Faça esse exercício de autoanálise e pergunte, a si mesmo, o porquê de você querer atuar como coach. Se sua primeira resposta for algo próximo a “Quero ajudar pessoas”, maravilha! Então pode seguir para a próxima etapa desse artigo.

Ok, você também pode querer trabalhar com isso por estar insatisfeito com seu emprego atual, pelo potencial de remuneração, pela autonomia, etc. Agora, o motivo primordial deve ser ajudar pessoas. Do contrário, em pouco tempo você não irá suportar a responsabilidade e simplesmente acabará desistindo. Lembre-se sempre das palavras do filósofo Viktor Frankl: “Quem tem um ‘porquê’ enfrenta qualquer ‘como’”.

O que é coach?

Agora sim vamos começar pelo básico. É importante que você tenha a real noção das terminologias próprias desse universo. Em primeiro lugar, “coach” é uma palavra em inglês que significa algo como “treinador”, “mentor” e “instrutor”. O termo faz todo sentido. Afinal, você irá atuar como um guia especializado em um assunto.

Se você é o coach, seus alunos serão os coachees. Isso mesmo. Esse segundo termo em inglês, derivado do primeiro, serve para denominar as pessoas que estarão sob sua tutela.

Sua função é, por meio de um número fixo de sessões, traçar um plano que as ajudem a atingir seus objetivos e metas. Pode ser um passo a passo sobre como sair das dívidas, por exemplo, de como salvar um relacionamento ou até um plano alimentar e série de academia visando à perda de peso.

Enfim, fato é que você será um mentor. Por isso, caberá a você não só realizar sessões com seus mentorados, mas também prover feedbacks sobre a evolução deles ao longo do cumprimento do plano traçado.

Quem pode trabalhar como coach?

Essa é mais uma das muitas vantagens dessa profissão. Literalmente qualquer pessoa pode atuar como coach, independentemente do nicho em que for especialista. Vamos detalhar esse ponto mais à frente, mas aproveitamos para já adiantá-lo aqui: não é necessária uma formação acadêmica específica para se trabalhar como mentor de indivíduos e/ou empresas. Essa é uma profissão com portas abertas para qualquer um.

Quais são as habilidades de um coach?

O bom jogador de futebol precisa ter coordenação motora, equilíbrio, força física, explosão muscular, velocidade, inteligência tática, entre outros atributos. O bom advogado é aquele que gosta de ler e se inteirar mais sobre as leis, que sabe como aplicá-las e que tem excelente oratória e capacidade de argumentação.

Pois é, com o coaching é a mesma coisa. Também há habilidades específicas da área. São elas a escuta ativa, a capacidade de fazer perguntas certas nas horas certas, o interesse genuíno em pessoas, a habilidade de captar sinais não verbais, a comunicação eficaz, ética, flexibilidade e compromisso com o bem-estar e desenvolvimento do cliente.

Por onde começar?

Bom, o ideal é sempre seguir certinho as regras do jogo. Imagine que você domina muito bem uma determinada área e que criou um perfil nas redes sociais sobre ela. Aos poucos você vem conseguindo cada vez mais seguidores. A rigor, nada impede que você venda seus serviços como instrutor. Afinal, até o momento a profissão ainda não foi regulamentada em nosso país. Não é necessário obter licença de um órgão específico para poder atuar, como o Conselho Federal de Medicina em relação aos médicos ou a Ordem dos Advogados do Brasil em relação aos profissionais do Direito, por exemplo.

Certo, mas não custa nada jogar conforme as regras, ainda que não estejam tão claras. Em que sentido, exatamente? No sentido de que é bom você adquirir a formação necessária para atuar como coach. Sim, a profissão ainda não é regulamentada em nosso país, mas isso não te impede de fazer um curso preparatório.

Há, sim, cursos livres de formação de coaches. Existe até pós-graduação nessa área. Neles você aprende técnicas, cientificamente comprovadas, que servem para direcionar seus clientes rumo ao cumprimento das metas e objetivos traçados por vocês dois. A vantagem dos cursos livres é não precisar de graduação em nível superior, o que não é o caso da pós-graduação, que te exige um diploma antes de tudo.

Onde encontrar cursos de coaching?

Outra boa notícia é justamente essa: há muitas opções de cursos livres de coaching. Diversas instituições privadas os oferecem, tanto em modalidade presencial quanto à distância. Enfim, seu investimento inicial deverá ser entre R$ 1 mil e R$ 8 mil, a depender do nível de especialização do curso em questão.

E junto a quais instituições, exatamente, é possível fazer matrícula? Basta dar uma procurada no Google. Digite nomes como Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching Group), Instituto de Coaching, Febracis, Sociedade Latino Americana de Coaching, Escola de Coaches e Abracoaching, por exemplo.

Qual é o melhor curso de coaching?

Bom, não há uma resposta exata a essa pergunta. Afinal, não se trata de uma profissão já regulamentada no Brasil. Por isso, ainda não há avaliações oficiais de cada instituição, diferentemente das pós-graduações, que são avaliadas periodicamente pelo governo federal.

Mas fique tranquilo. Mesmo assim é possível encontrar a opção ideal para você. Basta dar uma pesquisada nesses nomes que listamos acima. Faça parte de grupos e comunidades no Facebook e Instagram. Acompanhe essas instituições e profissionais nas redes sociais como um todo, inclusive o LinkedIn.

Se seu objetivo realmente é esse, de ajudar pessoas atuando como coach, não há outro caminho além de fazer cursos, pesquisar bastante e criar network aos poucos junto a profissionais mais experientes. É o bom e velho “meter as caras”. Aliás, isso vale para qualquer área profissional, não é mesmo?

O que você irá aprender em um curso de coaching?

Como dissemos anteriormente, um curso de coaching ensina técnicas, cientificamente comprovadas, que auxiliam uma pessoa a atingir determinada meta. Agora, isso não significa que todas as grades curriculares sejam idênticas. É mais ou menos como uma faculdade: cada instituição terá seu corpo de matérias e de conhecimentos a ser repassado aos alunos.

Certo, mas de qualquer forma você com certeza terá a oportunidade de entrar em contato com temas como o que é coaching; como funciona o coaching; a diferença entre coaching, terapia e aconselhamento; vantagens do coaching; fundamentos do coaching; técnicas de coaching; gestão dinâmica do coaching nas empresas; tipos de coaching (pessoal e profissional); como é uma sessão de coaching na prática; códigos de ética e conduta; como ativar a motivação no cliente; técnicas de autoconhecimento; estratégias verbais e não-verbais; rapport; resolução de conflito internos; técnicas de meditação e estratégias de (re)inserção no mercado.

Agora, se seu objetivo é mais o de atuar junto a empresas, os temas das aulas mudam um pouco. Na prática, passam a ser mais sobre ferramentas e técnicas de coaching; comunicação e motivação nas organizações; liderança e coaching na prática; gestão de conhecimento; planejamento estratégico na gestão de pessoas; capacitação e desenvolvimento; estratégia executiva; liderança; metodologia da pesquisa científica e gestão de carreira.

Ufa... A lista pode parecer grande, mas esses são conteúdos fundamentais para te guiar nessa jornada. Afinal, como dissemos acima, seu objetivo é ajudar pessoas. Então é melhor que você esteja o mais preparado para isso, porque a responsabilidade é grande.

É imprescindível criar um perfil nas redes sociais?

Olha, é difícil imaginar uma profissão dos dias atuais que não requeira uma presença maciça e marcante na esfera digital. Já há alguns anos que a internet é a principal fonte de informação para as pessoas. Isso inclui a busca por profissionais diversos, desde um técnico em ar-condicionado, passando por um encanador, um eletricista e desembocando em um advogado ou médico.

Enfim, fato é que as pessoas só saberão de você se virem seu rosto e seu conhecimento sendo compartilhado nas redes sociais, com qualidade e autoridade. É assim que você irá conseguir novos clientes, sejam pessoas ou empresas. A internet é o principal palco de costura de network. É fundamental que você esteja visível a todos os interessados no assunto que domina.

Quer exemplos? Imagine que você é craque em finanças pessoais e mercado financeiro e que já ajudou familiares não só a saírem das dívidas, mas também até a investirem na Bolsa de Valores para alavancarem seus respectivos patrimônios. Tamanha foi a ajuda que você prestou que te recomendaram atuar como coach. Você aceitou. Afinal, sua praia é de fato ajudar pessoas.

Ok, mas como elas vão chegar até você? Pelo simples “boca a boca”, isto é, por indicação dos familiares e amigos? Bom, esse é um dos caminhos, claro. A indicação segue valendo bastante quando o assunto é divulgação. Agora, pode ter certeza que há milhares, se não milhões de pessoas que adorariam aprender o que você tem a ensinar. Melhor: há um jeito de atingi-las em pouco tempo, de maneira a agregá-las a seu grupo de seguidores assíduos e, por que não, potenciais futuros clientes.

Que jeito é esse? Pois é, na mosca: marcando presença na esfera digital. Você precisa criar um canal no Youtube e/ou perfil no Instagram, e alimentá-los periodicamente com conteúdo de qualidade, de preferência todos os dias. A depender do nicho em que você atua, é questão de poucas semanas para seu número de seguidores crescer exponencialmente.

Já dizia Uncle Ben, tio de Peter Parker, ninguém mais ninguém menos que o Homem-Aranha: “Com um grande poder vem uma grande responsabilidade”. Pois é. Há muitas vantagens em ser coach. Você terá autonomia e liberdade, bem como potencial de ganhos expressivos. Agora, a diretriz principal de sua atuação deve ser a de ajudar pessoas. Você precisa criar um legado na vida delas, um “antes e depois” de você, independentemente do nicho em que queira atuar.

Enfim, Dólar Turismo espera que este artigo tenha sido útil e aproveita para te desejar muita sorte nessa caminhada!

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